Nômade digital, você com certeza já ouviu falar deste termo, afinal, é um nome dado àqueles que para muitos vivem uma vida de sonho.

Hoje você irá descobrir quem são os tão falados nômades digitais e como se tornar um, e talvez descobrir que sua vida dos sonhos está mais próxima do que você pensa.

Leia abaixo e inicie sua jornada em direção a uma vida mais livre e gratificante

O que é um nômade digital?

Manhãs e tardes sem trânsito, um novo local de trabalho sempre que desejam. Seja numa praia na Tailândia ou em um café em Paris, tudo que eles precisam é de um notebook e uma boa conexão de internet.

Sem precisar bater ponto ou lidar com colegas mal humorados. Assim se parece a vida daqueles que praticam o nomadismo digital.

Em outras palavras, o nômade digital é aquela pessoa que pode viajar o mundo enquanto trabalha, somente necessitando de uma conexão com a internet.

Os ofícios realizados por essas pessoas variam desde programação, design, desenvolvimento web até contabilidade, ensino de idiomas, engenharia e muito mais.

Com o avanço das tecnologias, cada vez mais é possível ver pessoas transitando a este estilo de vida que prioriza aproveitar a vida enquanto faz dinheiro.

Estatísticas apontam que no mundo, os nômades digitais já somam 35 milhões e a estimativa é que cheguem a 1 bilhão em 2035.

Portanto, é possível dizer que no futuro a grande maioria dos trabalhos tradicionais serão realizados no mundo digital. Seria o nômade digital a próxima etapa da evolução humana?

Como se tornar um nômade digital

Identificando habilidades

A melhor maneira de se tornar um nômade é identificando habilidades que você já possui e as utilizando para fazer com que esta transição seja mais rápida e fácil.

Atenção, são vastas as habilidades que são úteis no atual mercado digital. Sabendo adaptar-se, até mesmo um marceneiro consegue se tornar nômade digital.

Mas vamos focar naquelas que já possuem uma alta compatibilidade com este mundo, a seguir encontrará as sete profissões mais populares entre os nômades.

1. Freelancer em Marketing Digital

Oferecer serviços como marketing de conteúdo, SEO, gestão de mídias sociais, publicidade online, entre outros.

2. Programador

Desenvolver aplicativos móveis, websites ou softwares para clientes ou projetos próprios

3. Redator Freelancer

Escrever conteúdo para blogs, empresas, revistas, agências de publicidade, etc.

4. Designer

Desenvolver logotipos, conteúdos para empresas, design de website, ou outros tipos de conteúdo visual para clientes.

5. Professor de Idiomas

Se você possui uma boa capacidade de lecionar e detém um bom conhecimento do seu próprio idioma ou de outros, você pode ser pago para ensinar outras pessoas a aprenderem estes idiomas.

6. E-commerce

Você pode criar sua própria loja online e até mesmo trabalhar como consultor para pessoas que possuem um e-commerce, os ajudando com a logística, com o marketing ou gerenciando lojas.

7. Tradutor Freelancer

Traduzir documentos, websites, aplicativos, legendas, as possibilidades são enormes para um tradutor freelancer.

Caso você não tenha conhecimento para realizar nenhuma destas profissões, sem estresse, como foi dito antes, as possibilidades são grandes para aqueles que sabem se adaptar.

Trabalho remoto

Vale a pena dizer que é até mesmo possível que o seu próprio trabalho atual te permita migrar para o mundo digital.

Se você utiliza um computador e internet para realizar suas tarefas no trabalho, talvez seja a hora de chamar o seu chefe para conversar e discutir as possibilidades de começar a trabalhar em home office.

A vida de nômade digital pode estar mais próxima do que você pensa, muitas empresas aceitariam esta opção pois preferem manter um bom funcionário trabalhando a distância do que perdê-lo.

Aprender uma nova habilidade

Se você não se encaixa nos dois perfis anteriores, não se preocupe, ainda é tempo de aprender uma habilidade que te levará a viver a sua vida dos sonhos.

Busque aprender uma habilidade que seja relevante para o mundo atual e que somará na sua trajetória como nômade digital.

Escolha uma e se especialize, se torne uma autoridade no assunto compartilhe com a internet sua maestria com esta habilidade. Seja por meio de um portfólio, vídeos ou postagens em redes sociais.

Existem milhares de maneiras de aprender uma nova habilidade, você pode entrar em cursos, aprender pelo YouTube, e até mesmo se cadastrar em plataformas de ensino focadas em nomadismo digital, como a Keep Nomad.

A Keep Nomad te ensina até 12 habilidades que te ajudarão a entrar para o mercado digital, como:

Planejamento Financeiro Para Uma Vida Nômade

Um dos passos mais importantes e que não deve ser ignorado é o planejamento financeiro, este passo vem antes mesmo de planejar sua primeira viagem.

A seguir veremos dois pontos importantes a serem seguidos antes de você decolar.

1. Não peça demissão

É isso mesmo, não peça demissão. Ao menos não enquanto sua renda no mundo digital substituir a sua renda do trabalho tradicional.

Porque é muito mais seguro começar sua vida no digital enquanto já se ganha uma quantia que você está acostumado a viver.

2. Tenha uma reserva de emergência

Se recomenda economizar no mínimo 3 meses dos seus gastos mensais antes de partir para sua jornada nômade.

Imprevistos acontecem, então é melhor se preparar para eles e assim experienciar sua nova vida com mais tranquilidade.

A forma que você controla suas finanças ditará como você viverá sua nova vida.

Como se preparar para a primeira viagem

Agora é o momento tão esperado, planejar seu primeiro destino como nômade digital. Como iniciante, vale a pena ter em mente dois pontos antes de escolher seu primeiro pais:

  1. Custo de vida
  2. Segurança

Por isso recomendados aos nômades de primeira viagem começarem sua jornada no sudeste asiático, principalmente em países como:

Que são países extremamente baratos e também seguros de se viver, onde sua infraestrutura é bem desenvolvida para viajantes.

Porém, não precisa se prender a esta região, faça sua própria busca, você pode entrar em grupos de nômades digitais no FaceBook, assistir vídeos de recomendação no YouTube e buscar em sites para nômades como o Nomad List.

O Nomad List é um website que te mostra as melhores localizações para se viver e também detalhes como o custo de vida, segurança, a capacidade da internet, clima e muito mais.

Últimos passos antes de partir

Por fim, após identificar sua habilidade nômade ou aprender uma nova, se preparar financeiramente e definir seu primeiro destino, chegou o momento de partir.

Mas antes de ir, você precisará de duas coisas importantes para sua viagem.

Seguro viagem

É recomendado fazer um seguro viagem durante a sua viagem para te cobrir mediante qualquer imprevisto, recomendamos a Seguros Nomad que é uma seguradora criada para aqueles que vivem o nomadismo digital.

Se você utilizar o nosso link, você garante 10% de desconto na sua primeira compra.

Cartão de viagem

Um cartão de débito apropriado fará sua viagem muito mais tranquila e fácil de aproveitar, por isso recomendamos a Wise, que é uma empresa focada em facilitar a vida de viajantes como nós.

Com uma conta multimoedas, dois saques gratuitos por mês, a Wise te poupará do estresse que é passar por casas de câmbio a cada novo destino. Utilize nosso cupom e ganhe 20 dólares de presente.

Pronto, você está preparado para iniciar a sua jornada como nômade digital. Lembre-se de tomar fotos e curtir bastante para ter diversas histórias para contar quando voltar para casa

Espero que tenha gostado das nossas dicas e que aproveite muito sua nova vida.

Nós temos um canal no YouTube onde temos mais dicas como estas, por sinal, olha este vídeo que fizemos ensinando a comprar passagens aéreas mais baratas: